O Renault Captur, depois de anos enfrentando uma queda constante nas vendas, foi retirado de produção pela Renault. A produção do SUV havia sido encerrada em São José dos Pinhais (PR) meses atrás, e agora, com o estoque esgotado, o veículo desapareceu das concessionárias. Este desfecho não surpreende, visto que a Autoesporte já havia previsto essa situação.
Lançado no Brasil em 2017, o Captur passou por uma renovação em 2021, quando recebeu um motor 1.3 turbo. No entanto, mesmo com a atualização, as vendas do veículo permaneceram tímidas, especialmente considerando que os SUVs compactos têm sido os veículos mais vendidos no Brasil nos últimos anos.
Além da falta de interesse do público, a Renault enfrentou desafios na produção relacionados à guerra entre Rússia e Ucrânia no início do ano. Muitas peças usadas na fabricação do Captur brasileiro eram importadas de fábricas russas. Com as sanções resultantes do conflito, a cadeia de suprimentos da Renault enfrentou dificuldades ao longo de 2023.
O resultado desse cenário foi uma queda drástica nas vendas, com o SUV registrando apenas 304 unidades emplacadas de janeiro a setembro de 2023. Para comparação, o Renault Duster vendeu mais de 17 mil unidades no mesmo período, de acordo com dados da Fenabrave, a associação que representa as concessionárias.
Nos últimos meses, a Renault aproveitou o fim da produção do Captur para redirecionar seus esforços para a fabricação do Kardian, um novo SUV compacto que chega ao Brasil para competir com o VW Nivus e o Fiat Pulse. O Kardian é construído sobre a nova plataforma CMF e, no futuro, dará origem a um SUV do segmento C. Pode-se considerar que esse novo utilitário será o sucessor do Captur no Brasil, mas sua estreia está prevista apenas para meados de 2026.